skip to Main Content
A Segurança Da Cirurgia Ortognática – Passo A Passo

A Segurança da Cirurgia Ortognática – Passo a Passo

Cirurgia ortognática: entenda todos os passos que garantem sua segurança ao longo do processo e conheça uma novidade nos aparelhos utilizados durante o tratamento e o porquê de escolher a SP BucoMaxilo.

Nós já falamos muito sobre os benefícios da cirurgia ortognática e sobre quando procurar um cirurgião bucomaxilofacial, agora é hora de você entender como todos esses processos acontecem, e porque você não precisa ter medo.

O planejamento da cirurgia e o preparo ortodôntico

Tudo começa com um diagnóstico preciso e cuidadoso, onde o cirurgião, em conjunto com o ortodontista, irá avaliar o caso e estabelecer um plano de tratamento. 👨⚕️

O plano de tratamento é desenvolvido de forma individualizada para cada paciente e consiste basicamente nas movimentações dentárias e cirúrgicas que serão realizadas. Neste momento é estabelecido qual tipo de aparelho será utilizado e quanto será o tempo aproximado de uso.

O aparelho será utilizado durante 3 fases: previamente ao procedimento cirúrgico, denominada de preparo ortodôntico; durante a cirurgia, denominada trans-cirúrgica e após a cirurgia, denominada finalização ortodôntica.

Atualmente podemos utilizar três formas de tratamentos: os tratamentos convencionais, com aparatologia fixa durante todo o processo; os tratamentos com alinhadores e os tratamentos híbridos onde utilizamos alinhadores e aparelhos fixos, alternados entre as fases. Nossa equipe é pioneira no uso de alinhadores para cirurgia ortognática, e contamos com inúmeros casos realizados com sucesso.

Preparação cuidadosa da cirurgia ortognática

Uma vez finalizada a fase de preparo ortodôntico, realizamos dois passos muito importantes: a solicitação de todos os exames laboratoriais e interconsultas médicas necessárias, a fim de garantir segurança aos pacientes, e também é feito o pedido cirúrgico ao convênio médico.

Contamos inclusive com uma equipe de profissionais especializados em autorização junto às operadoras de saúde, para que nossos pacientes e cirurgiões se preocupem apenas com o procedimento cirúrgico e não sofram os desgastes que ocorrem frequentemente durante este processo.

Após a autorização e agendamento da cirurgia é realizado o planejamento cirúrgico específico. Fazemos então a documentação final que consiste da tomografia, da fotografia e do escaneamento intraoral. Esta documentação é necessária para a simulação virtual tridimensional completa da cirurgia, onde confeccionamos o guia cirúrgico levado para o hospital no dia do procedimento, o qual é responsável por toda a movimentação que será realizada no paciente.

O planejamento virtual é a forma mais segura e precisa para a realização da cirurgia ortognática, minimizando as chances de erros e proporcionando uma cirurgia menos invasiva e mais rápida. Desde 2006 nossos profissionais trabalham com planejamento virtual, se utilizando das tecnologias mais atualizadas disponíveis neste mercado.

Da cirurgia em diante

Chegamos então ao esperado dia do procedimento cirúrgico; neste dia são realizadas a internação hospitalar e a cirurgia, que dura em média 3 horas. Vale ressaltar que todas as dúvidas referentes ao procedimento são sanadas por nossa equipe previamente. Após a cirurgia o paciente permanece internado por 24 horas sob supervisão médica.

No dia da alta são reiteradas todas as orientações necessárias no período pós-cirúrgico, assim como as datas das consultas ambulatoriais, que ocorrerão semanalmente durante 30 dias.

Tudo isso é para garantir a sua segurança tanto antes, durante e após a cirurgia, e para que tudo ocorra como o esperado, então não precisa mais se preocupar!  Embora pareça um longo caminho, os benefícios proporcionados pela cirurgia ortognática irão perdurar por toda a vida – pense nisso! 😉

 

Back To Top