Entenda o que é parestesia após cirurgia ortognática
A parestesia em cirurgia ortognática acontece no processo pós-operatório; saiba o que é e como tratar
A cirurgia ortognática é um divisor de águas na vida de quem tem uma indicação para o procedimento. Além de trazer mais qualidade de vida, pondo fim a dores, dificuldades na respiração e na mastigação, o tratamento também traz um resultado estético que, apesar de não ser o objetivo principal, eleva a autoestima e tem efeitos psicológicos bastante positivos.
Como todo procedimento cirúrgico, a cirurgia ortognática requer cuidados no período que se segue à operação e, em alguns casos, pode ter efeitos colaterais. Um dos mais frequentes é a parestesia em cirurgia ortognática.
O que é parestesia após cirurgia ortognática?
Parestesia é uma sensação anormal que ocorre por um distúrbio funcional do sistema nervoso. No caso de procedimentos cirúrgicos, é como se o paciente perdesse parte da sensibilidade e sentisse uma dormência prolongada na região operada.
Mas não se assuste, a parestesia após cirurgia ortognática é absolutamente comum. Vale lembrar que esse tipo de procedimento se trata de um reposicionamento dos maxilares e, durante o processo, os nervos responsáveis pela sensibilidade na região dos dentes sofrem uma alteração.
O nível das transformações em termos de qualidade de vida e resultados palpáveis no dia a dia supera as possíveis dificuldades do pós-operatório e efeitos como a parestesia em cirurgia ortognática são completamente naturais.
Ao longo das semanas, a sensação de dormência vai diminuindo de maneira gradual. É impossível afirmar com precisão quanto tempo a parestesia deve durar porque cada organismo responde de uma forma diferente às intervenções cirúrgicas e alguns procedimentos podem ser mais ou menos invasivos do que outros.
Ainda assim, a parestesia costuma diminuir entre 2 ou 3 meses e leva em torno de 6 meses a 1 ano para cessar totalmente. Esse tempo depende de algumas variáveis, mas raramente se estende por períodos maiores.
Entenda como é feita a cirurgia ortognática
É possível tratar a parestesia após a cirurgia ortognática?
Sim. O fato de a parestesia ser considerada um efeito natural após a cirurgia ortognática não significa que você não pode fazer nada para aliviar o desconforto.
Existem várias formas de tratar a parestesia, como a prescrição de vitaminas do complexo B, que atuam na função neurotransmissora, além de sessões de laserterapia em casos mais agudos.
O mais importante nesse período é continuar seguindo as orientações de seu cirurgião bucomaxilofacial para o pós-operatório e relatar possíveis alterações durante as consultas de acompanhamento.
Leia mais