O que é cirurgia ortognática? Confira mitos e verdades
Você sabe o que é cirurgia ortognática? Listamos, a seguir, os principais mitos e verdades relacionados ao assunto!
Alterações faciais, como prognatismo, retrognatismo, laterognatismo, sorriso gengival e mordida aberta podem ser corrigidas! Elas resultam na falta de encaixe entre os dentes e podem causar prejuízos funcionais e estéticos ao paciente. Esses problemas podem ser solucionados com a cirurgia ortognática. Mas, afinal, o que é cirurgia ortognática? Como é feito o procedimento? É necessário ficar internado? Como é o pós-operatório?
O que é cirurgia ortognática?
É um procedimento feito pelo cirurgião bucomaxilofacial que reestabelece a mordida correta em pessoas que apresentam alterações ósseas na face. Separamos, a seguir, as principais dúvidas, mitos e verdades que rondam o assunto. Confira:
1. Tenho que tomar anestesia geral para fazer a cirurgia ortognática?
Verdade. A anestesia utilizada para a realização da cirurgia ortognática é a anestesia geral. Dessa forma, existe a necessidade de ser realizada em ambiente hospitalar. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a anestesia geral é considerada uma das mais seguras técnicas anestésicas atuais. Utilizando medicações e equipamentos de última geração os riscos são extremamente reduzidos.
2. A cirurgia ortognática pode ser feita no consultório do dentista bucomaxilofacial?
Mito. Por necessitar de anestesia geral, a cirurgia ortognática deve ser realizada em um hospital. O tempo de internação varia entre 2 e 3 dias.
Confira como um cirurgião bucomaxilofacial pode te ajudar
3. Após a cirurgia ortognática ficarei na UTI?
Mito. Em procedimentos sem complicações, você passará do centro cirúrgico para a sala de recuperação da anestesia e em seguida para o quarto. As cirurgias ortognáticas não apresentam indicação para internação em UTI, salvo por intercorrências ou por precaução em casos específicos.
4. É necessário transfusão sanguínea após realizar a cirurgia?
Mito. Somente em caso de complicações.
5. Qual é o tempo de uma cirurgia ortognática?
A cirurgia ortognática bimaxilar, cirurgias que são operadas maxila e mandíbula, dura em média de 3 a 4 horas.
A cirurgia ortognática unimaxilar, cirurgias que são operadas somente maxila ou somente a mandíbula, dura em média 2 horas.
6. São feitos cortes fora do meu rosto. Ficarei com cicatrizes?
Mito. A cirurgia ortognática é feita por meio de incisões intraorais, não deixando cicatrizes externas.
7. Qual é o tempo de recuperação da cirurgia ortognática?
A recuperação imediata pode variar de 2 a 4 semanas.
8. É preciso ficar com a boca amarrada no pós-operatório?
Mito. Atualmente, a fixação das cirurgias ortognáticas é feita com placas e parafusos de titânio, a chamada FIR ou fixação interna rígida. Este método dispensa o bloqueio dos dentes, possibilitando que o paciente abra e feche a boca normalmente desde os primeiros momentos pós-cirúrgicos.
9. Terei que mudar minha alimentação?
Verdade, mas apenas durante a primeira semana pós-operatória, em que a alimentação deverá ser pastosa. A partir da segunda semana, você poderá voltar a comer alimentos sólidos de consistência mole, como arroz, feijão e massas, voltando gradativamente de acordo com sua recuperação.
10. Após a cirurgia ortognática o rosto fica inchado?
Verdade. Vale lembrar que o edema pós-operatório é diferente para cada pessoa, varia de acordo com idade, biotipo e condições sistêmicas, além de depender do tempo cirúrgico e tipo de tratamento realizado.
11. Vou sentir muita dor após o procedimento?
Mito. O pós-operatório é de dor leve. Na maioria dos casos, ela é tratada com analgésicos convencionais, como a Dipirona e Paracetamol.
Agora que você já sabe o que é cirurgia ortognática e já tirou suas dúvidas sobre o procedimento, agende sua avaliação em nossa clínica – atendemos todas as regiões de São Paulo e algumas cidades vizinhas. Entre em contato.