skip to Main Content
Entenda Possíveis Causas De Dores Na ATM

Entenda possíveis causas de dores na ATM

Sabe aquele incômodo ou estalos ao abrir e fechar a boca? Podem ser consequências de problemas na ATM.

A articulação temporomandibular (ATM) é responsável por ligar a mandíbula (maxilar inferior) ao crânio e por todos os seus movimentos. Quando este funcionamento não está adequado, as dores podem começar a aparecer.

Quais as possíveis causas de dores na ATM?

As dores na ATM podem ser agudas ou crônicas. Neste segundo caso, podemos considerar que existe uma disfunção na articulação temporomandibular (DTM) e que podem resultar, em dores locais, travamento durante abertura e fechamento da boca, estalos,  e – até mesmo – dores de cabeça, dores no pescoço e ouvido.

Pessoas com bruxismo, por exemplo, podem desenvolver dores na ATM, consequência do ranger ou apertar contínuo dos dentes.

“Ah, então somente quem tem bruxismo desenvolve DTM?”

Na verdade, não. Dores na ATM podem ter diferentes causas, inclusive estresse e ansiedade. Quem nunca se pegou apertando os dentes em um momento de tensão? 

Além disso, uma mastigação equivocada, mordida cruzada e problemas dentários também podem ser disparadores para a disfunção temporomandibular. Ainda que a DTM seja bastante comum, ainda é um transtorno pouco conhecido e acaba demorando mais tempo para ser diagnosticado. Por isso, atente-se aos sintomas abaixo:

  • Enxaqueca, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Dor ao bocejar ou mastigar;
  • Mandíbula presa, travada ou saindo do lugar;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Sensação de desencaixe na mandíbula ao abrir ou fechar a boca.
  • Inchaço na ATM

Identificou-se com algum deles? Entre em contato com a gente e marque sua avaliação gratuita. O diagnóstico é feito por anamnese, exame clínico e exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética.

Aqui no nosso blog, já falamos um pouquinho sobre formas de aliviar as dores na ATM, mas é importante ressaltar que são apenas maneiras de aliviar a dor. Somente um dentista bucomaxilofacial pode diagnosticar e sugerir tratamentos que solucionem de fato o problema, considerando a causa raíz. 

Back To Top