skip to Main Content
Cirurgia Ortognática Pelo Convênio é Possível?

Cirurgia ortognática pelo convênio é possível?

Entenda como fazer cirurgia ortognática pelo convênio e tire as suas dúvidas sobre o procedimento

 

Ao contrário do que muita gente pensa, a cirurgia ortognática não é um procedimento estético. Seu principal objetivo é funcional, já que ela corrige alterações ósseas da face, melhorando funções como mastigação, respiração, fala, encaixe dos dentes e algumas dores. Dessa maneira, fazer cirurgia ortognática pelo convênio é totalmente possível, desde que você tenha indicação e acompanhamento de um cirurgião bucomaxilofacial. Saiba mais:

 

Cirurgia ortognática – indicações

A cirurgia ortognática é um procedimento realizado para restabelecer a mordida correta em pessoas com algum tipo de alteração nos ossos da face, como prognatismo, retrognatismo, laterognatismo, sorriso gengival, entre outros problemas.

Geralmente, além de alterações na posição da mandíbula, essas condições apresentam sintomas como dor de cabeça, dor mandibular, dor de ouvido, inchaço no rosto, pressão atrás dos olhos, dificuldade para abrir e fechar a boca, dificuldade para mastigar, respirar, entre outros.

Para realizar a cirurgia, é necessário passar por uma avaliação de um dentista bucomaxilofacial. Após exames clínicos e de imagem, será possível chegar ao correto diagóstico da alteração óssea e receber um plano de tratamento.

 

O que faz um dentista bucomaxilofacial?

 

Cirurgia ortognática é um procedimento estético?

As alterações orofaciais causam, sim, prejuízos estéticos, como o queixo projetado para frente, no caso do prognatismo; projetado para trás, no caso do retrognatismo; ou para um dos lados, no caso do laterognatismo. Isso pode ter efeitos na harmonização facial e gerar problemas de autoestima, por exemplo, além de outras questões de âmbito psicológico ou emocional.

Mas o objetivo da cirurgia ortognática não é exclusivamente a melhora estética. A cirurgia ortognática corrige problemas funcionais, como mastigação imperfeita, dificuldades respiratórias, problemas na fala e na deglutinação. A melhora estética é consequência.

Por esse motivo, a cirurgia ortognática não é considerada uma cirurgia estética, mas funcional – e é coberta por todos os convênios médicos.

 

Confira mitos e verdades da cirurgia ortognática

 

Dá para fazer cirurgia ortognática pelo convênio?

Sim. Todos os planos de saúde são obrigados a cobrir a cirurgia ortognática porque este é um procedimento médico fundamental para a qualidade de vida e saúde dos pacientes que apresentam alterações faciais. 

Para saber mais sobre como fazer cirurgia ortognática pelo convênio, agende uma avaliação com nossos especialistas. Nossa clínica está presente na zona norte, zona leste, zona oeste e centro de São Paulo, além de cidades vizinhas, como Boituva, Campinas, Indaiatuba, Itu, Salto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

 

Veja mais

Existe tratamento para prognatismo?

 

Back To Top