Como parar de roncar?
Quer saber como parar de roncar? Conheça as principais causas do ronco e o que você pode fazer para se livrar dele
Embora, muitas vezes, seja tratado como motivo de piadas e descontração, o ronco prejudica a qualidade de vida tanto do indivíduo que apresenta a condição como de quem dorme ao lado. Além do impacto social, essa condição também pode indicar problemas de saúde e pode ser um sinal de que alguns hábitos precisam ser revistos. Mas como parar de roncar? Descubra a seguir:
Por que algumas pessoas roncam?
O ruído que se ouve durante o ronco é causado pela vibração da musculatura da garganta e vias aéreas durante o sono. Enquanto dormimos, essa musculatura relaxa. Em alguns casos, porém, o relaxamento acaba bloqueando as vias aéreas. Como consequência desse bloqueio, que dificulta a passagem de ar, a musculatura e as vias aéreas vibram e produzem o som característico que conhecemos.
“Fazer barulho”, entretanto, não é o problema mais grave enfrentado por quem ronca. Em muitos casos, o ronco está relacionado a uma condição conhecida popularmente como apneia do sono ou Síndrome da Apneia/ Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS).
Apneia do sono
A apneia é caracterizada pela interrupção total ou parcial da respiração durante o sono. O ronco é um de seus sintomas mais frequentes, mas a apneia também pode se manifestar por meio de insônia, pesadelos constantes e sensação de sufocamento ao acordar durante a noite.
Suas consequências são ainda mais sérias: as alterações metabólicas que ocorrem durante os episódios podem aumentar o risco de infarto, AVC, diabetes, dor de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração e impotência sexual.
Descubra o que faz um dentista bucomaxilofacial
Mas como parar de roncar? Melhore a sua qualidade de vida!
Mudar alguns hábitos em seu dia a dia pode interferir na qualidade de seu sono e até aliviar episódios de ronco e apneia do sono. Veja dicas de como parar de roncar:
- Pratique atividades físicas e controle seu peso corporal. Exercícios aeróbicos melhoram o condicionamento do sistema respiratório. O excesso de peso, por sua vez, pode gerar acúmulo de gordura na região da garganta, dificultando a respiração e agravando episódios de ronco e apneia do sono;
- Diminua o consumo de álcool. Bebidas alcoólicas deixam a musculatura da garganta mais relaxada, o que favorece a ocorrência do ronco;
- Mantenha uma alimentação balanceada. A alimentação saudável, além de melhorar a qualidade de vida de uma maneira geral, aprimora a qualidade do seu sono;
- Investigue. Descubra qual é a causa de seu ronco. Se está relacionado à apneia do sono, por exemplo, você pode precisar de um tratamento clínico ou até de procedimentos cirúrgicos, que incluem a cirurgia ortognática, a cirurgia de desvio de septo, a remoção de carne esponjosa, entre outros procedimentos. Já o tratamento clínico abrange mudanças de hábitos, uso de aparelhos e dispositivos intraorais e até o uso de CPAP (uma espécie de respirador artificial utilizada durante o sono). Diante do sintoma, consulte um cirurgião bucomaxilofacial.
Por fim, busque sempre a orientação de especialistas e não acredite em soluções ou curas milagrosas. Para saber como parar de roncar, confie no conhecimento científico sobre o tema e nos profissionais especializados. Conte com a gente!
Confira como fazer tratamento com a SP Buco Maxilo para ronco e apneia do sono