Existe tratamento para prognatismo?
Tire suas dúvidas sobre cirurgia ortognática, o mais eficaz tratamento para prognatismo!
O prognatismo é uma alteração facial caracterizada pela projeção da mandíbula do indivíduo para a frente, envolvendo musculatura, ossos da face e a mordida. As principais queixas das pessoas que vivem com essa condição são as dificuldades mastigatórias e fonéticas. Seus efeitos vão além da aparência estética e podem gerar consequências sociais, emocionais e psicológicas. Ele ainda está relacionado à perda precoce dos dentes. Felizmente, existe tratamento para prognatismo. Estamos falando da cirurgia ortognática feita pelo cirurgião bucomaxilofacial.
Diagnóstico de prognatismo
O diagnóstico de prognatismo é feito, geralmente, por meio de exames clínicos e de imagem, que servem para análise e identificação de aspectos como posicionamentos dos dentes e perfil facial. Essa etapa é fundamental para se chegar ao diagnóstico correto e, consequentemente, adotar as melhores estratégias no tratamento para prognatismo.
Tratamento para prognatismo
A partir do diagnóstico, o profissional definirá o tipo de tratamento para prognatismo. O tratamento mais convencional requer o uso de aparelhos ortodônticos por um período de 6 a 12 meses antes da cirurgia. Essa fase de preparo ortodôntico corrige inicialmente o posicionamento dos dentes e abre caminho para a cirurgia ortognática.
Em algumas situações, o procedimento cirúrgico pode ser realizado antes do tratamento ortodôntico e, nesses casos, chamamos de benefício antecipado. Este procedimento exige planejamento e avaliação minuciosa, já que nem todos os casos são indicados para ele.
Como é feita a cirurgia ortognática?
A cirurgia ortognática é indicada para casos de prognatismo. Trata-se de um procedimento que reestabelece a mordida correta em pessoas que apresentam alterações ósseas na face.
O procedimento é realizado sob anestesia geral, com tempo de internação hospitalar entre 2 e 3 dias e, por este motivo, é feito através do convênio médico. Toda cirurgia é realizada com incisões intraorais, corrigindo a deformidade óssea sem deixar cicatrizes externas.
Antes da cirurgia o profissional bucomaxilofacial solicitará exames laboratoriais de rotina e também exames específicos para realização do planejamento cirúrgico virtual.
Pós-operatório
A recuperação varia conforme cada caso e pode levar de 2 a 4 semanas. É esperado que o paciente fique levemente inchado – o edema pode variar conforme de acordo com idade, biotipo, condições e tipo de tratamento realizado. A dor relatada pelos pacientes é leve e facilmente controlada com analgésicos convencionais.
O principal cuidado é com a alimentação. Na primeira semana pós-cirurgia, é necessário que a alimentação do paciente tenha base líquida ou pastosa. A partir da segunda semana, você poderá voltar a comer alimentos sólidos de consistência mole, como arroz, feijão e massas, voltando gradativamente de acordo com sua recuperação, após análise do cirurgião.
Dependendo do grau do prognatismo, a fisioterapia também é recomendada após a cirurgia ortognática. As sessões podem ajudar o paciente a corrigir deformidades na mastigação e deglutição e, associadas a consultas com um fonoaudiólogo, podem também trabalhar problemas de dicção.
Veja mais
-> Onde fazer cirurgia ortognática em São Paulo?
– > Você sofre com ronco e apneia do sono? Esses problemas têm tratamento. Confira!