Tratamento para mordida aberta
Saiba quais são as principais causas para esse problema e entenda as formas de tratamento para mordida aberta
Há quem diga que o sorriso é o cartão de visita de uma pessoa e, não por acaso, os tratamentos que envolvem a saúde e a aparência dos dentes estão sempre em alta. O posicionamento dos dentes, entretanto, serve para muito mais do que apenas cumprir um determinado padrão de beleza. Quem tem mordida aberta, por exemplo, sofre de dificuldades funcionais que se sobrepõem aos valores estéticos.
O tratamento para mordida aberta consegue reverter essa alteração e devolver a funcionalidade completa a quem desenvolveu problemas de fala, de mastigação e até de respiração em decorrência do posicionamento dos dentes. O primeiro passo é consultar um profissional especializado, como um ortodontista ou dentista bucomaxilofacial, para se chegar a um diagnóstico preciso e definir a melhor forma de tratamento.
O que é mordida aberta?
Uma das disfunções mais recorrentes nos pacientes, a mordida aberta é caracterizada pela incapacidade ou ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores. A mais comum é a mordida aberta anterior, quando os dentes da frente não se tocam, mas o mesmo problema pode ocorrer entre os dentes de trás, o que caracteriza mordida aberta posterior.
De maneira geral, a mordida aberta tem duas principais causas: má-formação genética, maus hábitos (chupeta, mamadeira, dedo) ou acidentes durante a fase de crescimento. A mordida aberta é decorrente de alterações esqueléticas e pode se agravar ao longo dos anos, consistindo em um crescimento desproporcional da estrutura óssea do rosto que causa a disfunção.
Felizmente, existe tratamento para mordida aberta, de forma que a condição não é irreversível. Conheça as principais abordagens para corrigir o problema:
Tratamento para mordida aberta – ortodôntico
Nessa modalidade de tratamento são utilizados os aparelhos ortodônticos, cuja função é remodelar a posição dos dentes. O tempo de uso varia de acordo com a gravidade da deformidade, assim como idade do paciente e a causa da mordida aberta.
Em crianças pequenas, por exemplo, é possível chegar a resultados positivos em um período que varia de 6 a 12 meses. Nesses casos, entretanto, é fundamental tratar a mordida aberta com uma abordagem multidisciplinar, já que o uso prolongado de chupetas pode indicar algum tipo de dependência psicológica ou emocional que precisa ser tratada por um profissional especializado.
Tratamento para mordida aberta – cirúrgico
Para casos mais graves e em pacientes que já finalizaram a fase de crescimento, recomenda-se a cirurgia ortognática para mordida aberta. Esse tipo de procedimento reposiciona os maxilares e corrige a discrepância entre os dentes superiores e inferiores.
Nestes casos, o uso de aparelhos ortodônticos funciona como uma preparação para a cirurgia ortognática, de modo que o tratamento combinado é o padrão ouro para sua resolução.
Leia mais
Cirurgia ortognática: mitos e verdades